sábado, 7 de maio de 2011

Clube Náutico Marcílio Dias - Itajaí (SC)


A idéia dos três amigos, Gabriel Collares, Victor Emmanoel Miranda e Alyrio Gandra de fundar um clube náutico em Itajaí foi concretizada no ano de 1919. Em reunião realizada na Sociedade Guarany, na noite de 19 de março - que contou com a presença de mais de 80 pessoas - foi fundado o Clube Náutico Marcílio Dias. O nome foi aprovado por aclamação, em homenagem ao bravo marinheiro gaúcho morto na Guerra do Paraguai.


Somente após a descoberta da ata de fundação é que foi averiguado que a data correta em que o “Marinheiro” nasceu, era 17 de março de 1919. Com a recente descoberta, o clube agora passa a comemorar seu aniversário oficialmente em 17 de março. O Marcílio foi o quarto clube náutico a ser fundado no Estado. Antes do Rubro-Anil existiam apenas Riachuelo, Martinelli e Aldo Luz.

O primeiro presidente foi o jornalista Mascarenhas Passos, que no dia 16 de abril de 1919 enviou através de uma carta ao Governador do Estado, Dr. Hercílio Luz, a comunicação da criação do clube:

“Cumprimos o grato dever de levar ao conhecimento de Vossa Ex. que no dia 17 de março próximo findo foi fundado nesta cidade o Club Náutico Marcílio Dias, cujos fins são proporcionar à mocidade exercícios de natação, remo, gymnastica, tênnis e outras diversões compatíveis com sua cultura physica”.

O REMO COMO INÍCIO

A primeira atividade do novo clube foi o remo. O Marcílio Dias comprou duas yoles – embarcações pequenas usadas na prática de remo – que levaram os nomes de Yara e Yarê. Uma briga para a definição das madrinhas das embarcações acabou afastando alguns membros do clube, que então criaram o Barroso, maior adversário da história do Marcílio Dias.

Em pouco tempo, as atividades desportivas do clube foram sendo ampliadas. Foram incorporados water-polo, natação, atletismo, tênis, vôleiball, basketball, futebol de salão e, por fim, o futebol de campo. Além das atividades desportivas, o Marcílio organizou do começo da década de 20 até a década de 30 um grupo teatral amador, apresentando mais de 45 peças.

SEU NOME, SUAS CORES

O nome do clube foi levantado na primeira reunião, no dia 17 de março de 1919 e aprovado por unanimidade. O bravo marinheiro Marcílio Dias, que lutou na batalha naval do Riachuelo.

As cores marcilistas – rubro-anil – serviram de homenagem a dois grandes clubes náuticos da capital de Santa Catarina: Riachuelo (azul) e Martineli (vermelho), os quais serviram de inspiração aos jovens itajaienses na fundação do Marcílio Dias.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Setor Industrial: LMC Representações LTDA

O Diretor

Luis Couto, gaúcho, 45 anos, engenheiro formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), empresário, é representante comercial atuante em toda região Sul do Brasil. Diretor da LMC Comércio e Representações desde 2006, Couto vem inovando o setor com atendimento diferenciado, criando oportunidade para você, gestor de empresa do ramo industrial.


Devido a esse trabalho dinâmico, A LMC Comércio e Representações possui contas de organizações importantes do cenário industrial brasileiro como Carlson Produtos Industriais, Utresa Resídeos e Gestões Ambientais, e LC Automação Industrial.

Kioske Chiringo: O seu pico no canto sul da Brava

Foto: Deivid Couto
Localizado no canto sul da Praia Brava (canto dos Amores), o Chiringo está aberto diariamente das 8h às 23h, com muita hospitalidade, música e bom atendimento. Serviço de praia, com bebidas e petiscos em gerais. Conheça o Kioske do sul da Brava, um lugar tranquilo e paradisíaco.


Está aberta a Prainha Club Social 

O sol apareceu e iluminou a galera que foi conferir o Dj Philip Braunstein, nesta quinta-feira, na abertura da Prainha Club Social. Serão diversas atrações até o dia 10 de março. O espaço também terá área de recreação, massagistas, internet e artigos esportivos para curtir o verão no canto sul da Praia Brava.